© 2019 Espaço Ulivi - Todos os direitos reservados | Produzido por Agência do Bairro

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
Please reload

Posts Recentes

Saiba como gelar seu vinho coretamente

June 12, 2017

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

O famoso prosciutto ou presunto cru

June 6, 2017

 

A palavra "Prosciutto" deriva do latim “Perexsuctum”, que significa completamente enxugado, ou seco. O termo “Prosciutto Crudo”, é o corte da coxa traseira do porco que passa por um processo de desidratação, através do uso do sal marinho. Esta é uma técnica muito comum na antiguidade para conservação de carnes para prolongar a sua sanidade para o consumo.


A “Stagionatura” é o lugar onde os presuntos são colocados para secar em temperatura e humidade controladas por volta de doze meses. Esse processo faz com que a carne perca líquido e a gordura se misture com as fibras musculares, dando sabor e aroma inconfundível que acentua o sabor da carne e deixa a gordura levemente adocicada.


Este é mais um produto considerado um D.O.P, sigla que significa “Denominazione di Origine Protetta” denominação de origem protegida, controlada pelo governo para manter a qualidade e a procedência do Prosciutto Crudo. 


Alguns exemplos vão desde o mais prestigiado Culatello di Zinbello, San Daniele del Firuli, Contadino e o mais conhecido, o  Di Parma. Um dos pratos mais tradicionais da culinária italiana com o uso do presunto cru, é o “Prosciutto e Melone”, mas ele também é utilizado em outros diversos pratos como saladas, entradas e pratos principais.
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square