top of page

O famoso prosciutto ou presunto cru


A palavra "Prosciutto" deriva do latim “Perexsuctum”, que significa completamente enxugado, ou seco. O termo “Prosciutto Crudo”, é o corte da coxa traseira do porco que passa por um processo de desidratação, através do uso do sal marinho. Esta é uma técnica muito comum na antiguidade para conservação de carnes para prolongar a sua sanidade para o consumo.

A “Stagionatura” é o lugar onde os presuntos são colocados para secar em temperatura e humidade controladas por volta de doze meses. Esse processo faz com que a carne perca líquido e a gordura se misture com as fibras musculares, dando sabor e aroma inconfundível que acentua o sabor da carne e deixa a gordura levemente adocicada.

Este é mais um produto considerado um D.O.P, sigla que significa “Denominazione di Origine Protetta” denominação de origem protegida, controlada pelo governo para manter a qualidade e a procedência do Prosciutto Crudo.

Alguns exemplos vão desde o mais prestigiado Culatello di Zinbello, San Daniele del Firuli, Contadino e o mais conhecido, o Di Parma. Um dos pratos mais tradicionais da culinária italiana com o uso do presunto cru, é o “Prosciutto e Melone”, mas ele também é utilizado em outros diversos pratos como saladas, entradas e pratos principais.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page